pagex-logo

Como aumentar a taxa de conversão do funil de vendas

Alguns profissionais de marketing afirmam que a parte mais desafiadora da venda é a prospecção. Em outras palavras, eles não sabem por onde começar e como dar o primeiro passo crucial para começar a vender. Verdade seja dita, a prospecção é um problema comum, não apenas entre os profissionais de marketing, mas também entre os proprietários de empresas, que geralmente têm dificuldade em iniciar ou aumentar a taxa de conversão de seu funil de vendas.

Hoje em dia, oferecer um produto ou serviço estelar não é suficiente para atrair clientes. A competição no mercado é acirrada, os consumidores são exigentes e é preciso implementar uma estratégia adequada e hábil para conquistar clientes.

Não é à toa que o conceito de funil de vendas se tornou tão popular. É uma ferramenta altamente poderosa usada para visualizar onde seus clientes potenciais estão no processo de jornada do cliente. É amplo no topo com todos os leads em potencial e lentamente se reduz a um estreito fundo com clientes em potencial e leais no final.

Os funis ganharam popularidade a tal ponto que existem inúmeras empresas especializadas na criação de funis de vendas para negócios online.

No entanto, você não precisa adquirir os serviços deles, mesmo que esteja lutando para aumentar a taxa de conversão do funil de vendas. Você mesmo pode se tornar um especialista em funil de vendas quando souber como otimizá-lo.

Quais são as fases do funil de vendas

Em essência, o funil de vendas é o processo de atrair clientes em potencial e analisá-los passo a passo até chegar aos mais proeminentes que comprarão de você ou reterão seus serviços por um longo prazo.

Na versão básica, existem 4 fases do funil de vendas:

  • consciência,
  • interesse,
  • decisão,
  • ação (também conhecido como compra).

No entanto, há uma nova tendência de expandir os funis de vendas adicionando estágios de lealdade e defesa.

Na versão básica, existem 4 fases do funil de vendas:

  • Consciência,
  • Interesse,
  • Decisão,
  • Ação (também conhecido como compra).

No entanto, há uma nova tendência de expandir os funis de vendas adicionando estágios de lealdade e fidelidade.

Funil de Vendas Nova Tendência 6 Etapas

Para aumentar a taxa de conversão do funil de vendas, você precisa entender o propósito de cada fase e implementar as técnicas apropriadas.

Quais são as funções das fases do funil de vendas

Consciência

Nesta fase, os visitantes ficam a conhecer a existência da sua empresa e os produtos ou serviços que disponibiliza. Os usuários visitam seu site e leem suas postagens de blog, assistem a seus vídeos no Youtube ou acabam em uma de suas páginas de aterrissagem (que você pode criar com um criador de páginas de aterrissagem estelar ) de um Facebook ou Google Ad. Eles também podem descobri-lo como resultado de um evento interessante ou por meio de uma pesquisa orgânica.

Na fase de conscientização, o objetivo principal é determinar a melhor maneira de se tornar visível para o seu público-alvo. Depois de cuidar de blogs de alta qualidade, SEO ou de campanhas de marketing de ponta, você torna sua marca fácil de encontrar e atraente para seu público-alvo.

Interesse

Este estágio começa exatamente quando os usuários fornecem voluntariamente seus endereços de e-mail. É como um pote de ouro para o seu negócio, pois permite aumentar o interesse deles e envolvê-los por meio de uma estratégia de email marketing estelar .

No entanto, é fundamental evitar o envio de muitos e-mails, pois isso pode ser contraproducente e fazer com que os usuários cancelem a assinatura de sua lista de e-mails . É por isso que você deve enviar exclusivamente e-mails valiosos com conteúdo significativo (links para novos artigos cativantes, demos grátis do seu produto, lead magnet, ofertas especiais, novos lançamentos de seus produtos).

Decisão

Esta é a mais árdua de todas as fases, pois você precisa transformar seus clientes em potencial em compradores. É aqui que uma variedade de táticas pode ser usada, pois é difícil prever quais delas resultam mais adequadas para cada um de seus clientes em potencial ou segmento de público.

Aqui entram em jogo a prova social, a conferência na web , as páginas de vendas, as campanhas de marketing redirecionadas e a confiança que você inspirou entre seus clientes. É crucial convencer seus leads de que sua oferta está superando seus concorrentes.

Lealdade

Nesse estágio, você tem uma base de clientes leais e seu objetivo principal é mantê-los satisfeitos, engajados e bem cuidados. Isso permitirá que você os converta em clientes recorrentes e defensores da marca.

É interessante notar que, de acordo com estudos, “a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60-70%. A probabilidade de venda para um novo cliente potencial é de 5-20% ”. Isso torna a retenção de clientes uma estratégia lucrativa e exemplar.

Fidelidade

Depois de cuidar de seus clientes existentes e cultivar o relacionamento com eles por meio de e-mails de acompanhamento, um boletim informativo regular, webinars ou engajamento na mídia social, você pode transformá-los em defensores da marca e alcançar novos grupos de clientes potencialmente interessados.

Verdade seja dita, as pessoas tendem a acreditar significativamente mais nas recomendações de familiares, amigos e outros consumidores do que nas próprias empresas.

74% dos consumidores identificam o boca a boca como um influenciador principal em suas decisões de compra

Adweek

Quais são as práticas recomendadas para aumentar a taxa de conversão do funil de vendas

Fazer posts no blog regularmente (consciência, interesse)

Ao blogar regularmente, você irá gerar consciência e interesse em seus produtos e serviços. Além disso, se você cuidar do SEO, poderá direcionar o tráfego orgânico para o seu site e alcançar novas massas de clientes em potencial.

Prova social e RP (conscientização, interesse, decisão)

Avaliações positivas de clientes, reputação considerável no mundo do marketing digital, depoimentos e logotipos de empresas que usaram sua solução podem fazer maravilhas para a taxa de conversão do funil de vendas.

Portanto, você deve ter o cuidado de obter feedback positivo de seus clientes, incentivá-los a compartilhar suas opiniões em sites de avaliações e incorporar depoimentos no site da sua empresa e na página de destino.

Usando pop-ups (interesse, decisão)

Embora os pop ups estejam associados a sentimentos negativos, eles são poderosos quando se trata de conversões. Eles chamam a atenção e se fornecem valor para os usuários (e-book grátis, cupons), acabam sendo extremamente eficazes e muito menos irritantes.

Além disso, você sempre pode usar uma plataforma extra para suas campanhas de marketing de desempenho para ajudá-lo a enviar notificações e obter mais tráfego.

Campanhas com tráfego pago (conscientização, interesse)

Campanhas de tráfego pago bem-sucedidas podem ter um impacto significativo na taxa de conversão do funil de vendas. Depois de criar uma campanha atraente e direcionar o tráfego dela em sua página de destino envolvente e de última geração, você pode aumentar significativamente a taxa de conversão do funil de vendas.

Excelente landing-pages (conhecimento, decisão, compra)

A qualidade da sua página de destino tem um grande impacto nas conversões. Lembre-se das práticas recomendadas para a página de destino e crie um formulário de geração de leads simples e fácil de usar. Caso contrário, isso terá um efeito desagradável para os visitantes e sua página de destino não será convertida.

Para otimizar sua página de destino e verificar o que funciona melhor para aumentar sua taxa de conversão do funil de vendas, você deve realizar testes A / B (os melhores criadores de páginas, como PageX, oferecem-nas como parte integrante de seus serviços).

CTA forte (interesse, compra)

Seu CTA (call-to-action, ou chamada para ação) deve ser direto, claro e conciso. Não brinque com seu público-alvo, mas torne-o compreensível e visível para que os clientes em potencial possam ver claramente e usá-lo de maneira adequada.

Otimizando seu site de comércio eletrônico para conversão (decisão, compra)

Um site de comércio eletrônico é o local onde seus clientes farão suas compras. Portanto, ele também causa impacto nas conversões do funil de vendas.

Se não for fácil de usar, confuso e contra intuitivo, mesmo que um cliente em potencial tenha tomado a decisão de comprar, ele pode recuar. Cuide bem do seu site de e-commerce para que seja um prazer para os clientes utilizá-lo.

E-mail marketing (interesse, decisão, lealdade)

Para usar sua estratégia de marketing por e-mail para atender bem às proporções do funil de vendas, você pode usá-la para:

  • Boletim informativo regular para aumentar o interesse e cultivar o relacionamento com seus clientes potenciais,
  • E-mails de acompanhamento após a compra para mostrar que você se preocupa em inspirar lealdade,
  • Informar sobre novos lançamentos, ofertas especiais, novidades de produtos para aumentar o interesse e agilizar a decisão de compra,
  • Envio de mensagens de agradecimento (“Obrigado por este ano juntos!”) para aumentar a confiabilidade e a fidelidade.

Aumente sua taxa de conversão

Em suma, aumentar a taxa de conversão do funil de vendas não é uma ciência espacial. No entanto, você precisa entender profundamente cada fase do funil de vendas e adotar uma abordagem adequada em relação a elas. Isso permitirá que você peneire com eficácia seus leads e, no final, transforme os clientes em potencial mais promissores em clientes para sua empresa. Felizmente, se você seguir as práticas recomendadas citadas acima, terá uma grande chance de aumentar sua taxa de conversão do funil de vendas facilmente.

Landing pages são páginas de um site com um foco principal: conversão. Assim, essas páginas de conversão possuem menos elementos que uma página tradicional, focando apenas na oferta central oferecida por ela. O Pagex Builder tem a melhor solução de landing pages para lançamentos digitais, dropshipping, afiliados, agências de marketing digital, prestadores de serviços entre outros. Assine agora o PageX e crie a suas landing pages.
Teste grátis aqui.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

PageX

CNPJ 35.638.703/0001-24

ⓒ 2021 – LXL Marketing